Portos do Paraná parabeniza professores, que ensinam e inspiram 15/10/2020 - 12:03

Mesmo em outras funções, mestres do saber estão na empresa pública e não deixam de compartilhar aprendizados.

Nesta quinta-feira (15) comemoramos o dia daquele que é o intermediário entre o conhecimento e o desejo de aprender. Aquele que não só educa, mas inspira e incentiva na busca do saber e das habilidades essenciais para a vida pessoal e profissional. Um herói que deve ser valorizado, pela dedicação em fazer um mundo melhor, através do ensino de qualidade.

A Portos do Paraná faz uma homenagem aos funcionários que são professores e, mesmo não estando em sala de aula para desempenhar outras funções na empresa pública, nunca deixam de repassar conhecimento aos colegas e são referências para nossas vidas.

Professores como o Edson Simplício da Silva, coordenador de Terminais, na Diretoria de Operações Portuárias. “Na minha concepção, professor significa alguém que faz a mudança, alguém que ajuda a construir pessoas com caráter e valores. Professor ensina, educa, é uma peça fundamental da sociedade. Não existe mudança sem uma boa educação”, aponta.

Foram 12 anos lecionando Português e Inglês antes de entrar na Portos do Paraná. “Faz dois anos que eu estou afastado, me aperfeiçoando, mas professor nunca deixa de professor e é um título que eu carrego com muito orgulho”, destaca Edson.

Para a coordenadora de Programas Institucionais na Gerência de Comunicação e Marketing, Nájia Furlan, dar aulas era um desejo de criança. “Meu sonho era ser professora de Português. Letras sempre foi minha primeira opção”, relembra. A vida, no entanto, a levou para o Jornalismo, inspirada por um tio, ao mesmo tempo em que cursou Letras.

No meio da vida profissional de jornalista, o sonho se realizou em Maringá ao assumir uma turma de Inglês no Colégio Santa Cruz. “Eu adoro dar aulas”, conta. “Tanto que acabei me voluntariando para dar aulas de Inglês no Haiti. por dois meses. Eu ensinava Inglês, falando com eles em Francês”, revela.

O diretor de Meio Ambiente, João Paulo Santana, também lembra com carinho das aulas de Planejamento Urbano, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil. “Ser professor é ter a responsabilidade de esculpir a matéria-prima que moldará a nossa sociedade do futuro. É um dos trabalhos mais importantes considerando que somos todos tripulantes de uma única espaçonave, que é a espaçonave Terra”, diz o diretor.

Na visão do agente portuário Regis Batista do Nascimento, o dia do Professor também é um dia de luta. “Professor é a carreira mestre de todas as outras carreiras, ninguém estaria qualificado se não fossem os professores, então é um dia de luta para toda a sociedade e todo mundo tem que ver a importância dessa profissão e respeitar, por isso é um dia para se lembrar que o professor merece respeito tanto na hora de aprender com ele como na hora de valorizar também”, analisa. Regis, que é licenciado em História, não foi para as salas de aula, mas trabalhou dois anos no Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, acompanhando e orientando todos os visitantes, principalmente das escolas da região.

Outros colegas da Portos do Paraná também se aventuram ou já se aventuraram na carreira de professor e merecem todo o reconhecimento como os agentes portuários André Luís Lobo, Jamile Santos e Nelson Rodrigues; o coordenador de gestão Orçamentária e Informações Nivaldo Domanski dos Santos; o técnico portuário Anderson Araripe e os guardas portuários Antônio Luiz Morato, Almo Luís Andrioli, Ariosvaldo Alboitt e Sérgio Luiz Monteiro.

Parabéns, professor!